Uma Associação de Olhos Postos no Futuro do Sector
A Associação Portuguesa do Comércio Automóvel, APDCA foi criada em 23 de março de 2017 sobre o lema “APDCA, unidos por um futuro melhor”. Neste momento conta já com perto de 300 empresas associadas, representativas de todo o território nacional.
Surgida da necessidade de defender os interesses do setor do comércio automóvel de usados, e dada a ausência de uma entidade que atendesse os desejos específicos da atividade, esta associação sem fins lucrativos é constituída por empresários do setor que, juntos, representam e dão voz aos proprietários legais das empresas desta importante atividade da economia nacional.
Defendendo e dignificando a atividade, a APDCA promove o agrupamento das empresas para defesa dos seus interesses, combatendo todas as formas de concorrência ilegal e desleal e promovendo um diálogo permanente com a tutela.
Tendo apostado na criação, desenvolvimento e implementação de uma plataforma digital (Pisca Pisca) de vendas justa e transparente, a APDCA tem na confiança de todos os envolvidos um dos seus fins.
A criação do Selo de Estabelecimento Seguro e de um rigoroso Protocolo de Atuação perante a pandemia que nos aflige, são a prova de que a Segurança não é uma palavra vã para a Associação e todos os seus Associados.
Prosseguindo a missão de busca de uma total transparência inscrita no ADN da APDCA desde a sua fundação, a Certificação dos Automóveis Usados transacionados e dos profissionais que os comercializam é outra ambição da Associação que ganhará corpo muito em breve.
Formação e Conhecimento
Imbuída de um espírito de missão, a APDCA também dá destaque à formação dos associados e do público em geral, tendo criado para o efeito a Academia APDCA que dinamiza, regularmente, workshops, ações de esclarecimento e de apoio à atividade.
Ações de formação no âmbito do RGPD e do combate ao “Branqueamento de Capitais e Financiamento ao Terrorismo” são outra das faces visíveis do apoio que prestamos aos Associados e da dinâmica formativa e informativa que implementámos desde a nossa fundação.
O Desafio do Digital e as Propostas de Regulamentação
Ao longo destes quatro anos de intensa atividade em prole dos nossos associados e do público em geral, a APDCA tem contribuído para as melhorias das condições do ponto de vista da legislação, sempre com o intuito de defender os interesses das empresas, mas também os clientes, que usufruem de regras mais simples, seguras e transparentes.
Nesse sentido, a APDCA desenvolveu estudos e propostas de legislação específica para o comércio digital, com o objetivo de regulamentar esta nova realidade que tantos desafios coloca às empresas do setor e que algumas dificuldades e dúvidas pode suscitar no consumidor final.
Ao longo destes últimos anos, a Associação Portuguesa do Comércio Automóvel afirmou-se ainda como um interlocutor privilegiado junto das entidades que tutelam o setor e demais parceiros do estado. Nesse sentido, temos proposto várias alterações legislativas e sugerido medidas específicas de apoio ao setor e a uma maior transparência do mesmo, especialmente no combate à fuga fiscal e à necessidade de regulamentação específica para os profissionais do setor e no âmbito do comércio online.