Novo esquema de burla na compra de usados em plataformas online

A PSP está a alertar para um novo esquema de burla relacionado com a compra e a venda de automóveis usados. De acordo com as fontes policiais, o burlão “clona os anúncios de venda de viaturas em plataformas online, enganando o verdadeiro vendedor e possíveis clientes”.

O esquema é o seguinte: depois de selecionar um anúncio publicado em plataformas de venda online (OLX, Facebook, Standvirtual, etc…), o burlão contata o anunciante e tenta obter o máximo de informações sobre o veículo. Depois, o criminoso cria, na mesma ou em outra plataforma online, um anúncio em tudo similar (com a mesma viatura, fotos e características), mas com o valor de venda mais atrativo e consideravelmente inferior ao valor real do veículo.

Despertado o interesse de um potencial comprador, o burlão solicita que o “pagamento seja realizado por transferência bancária, para uma conta cujo NIB indica”. O esquema envolve um segundo burlão, um “testa de ferro”, que é “titular da conta que recebe essa transferência e que faz o levantamento imediato do valor em numerário. Este é posteriormente entregue a terceiros, usufruindo esse testa de ferro de uma comissão de 20% sobre o valor total que deu entrada na sua conta bancária”.

Porque a APDCA acredita que a confiança e a transparência são fundamentais, a solução para adquirir um usado em segurança está no recurso a empresas nossas associadas.

Conheça a lista dos nossos associados em: 

https://apdca.pt/associados/

E opte também por uma viatura que tenha passado pelo Programa Usado Certificado APDCA e que ostente o selo “Viatura Certificada APDCA”, que garante a conformidade da mesma à data da aquisição.

Saiba mais sobre o Programa Usado Certificado APDCA e conheça a lista de empresas com viaturas certificadas APDCA em:

https://apdca.pt/programas-apdca/usado-certificado-apdca/