Testemunho de Pedro Almeida – Auto Lotus
APDCA – Como e quando é que surgiu a Auto Lotus?
Pedro Almeida – A Auto Lotus foi fundada em janeiro de 1983 pela iniciativa de dois amigos do ramo automóvel que, naquele momento, acreditavam que o futuro passaria por unir esforços, criando assim uma marca que traduzisse numa única identidade o bom serviço que estariam a desenvolver. Com a saída de um dos sócios originais, em 2016, dá-se uma reestruturação interna e a entrada de dois novos sócios, eu e a minha irmã, que fomos desafiados a aceitar este projeto pelo meu pai, António Almeida, sócio fundador. Aceitámos prontamente esta “missão” e com ele prosseguirmos este seu, agora também nosso, projeto, adotando novas estratégias, trazendo ideias inovadoras e apostando todo o nosso empenho pessoal e profissional, característica que mantemos até hoje.
APDCA – O Pedro já é a 2ª geração de empresários do setor, como é que observa a atual realidade do mesmo e que desafios aponta ao futuro do Comércio de Automóveis Usados?
Pedro Almeida – Eu acredito que comentar a realidade atual do mundo pode acabar por resultar um pouco “pesado”, seja pelas projeções económicas e políticas, pelas razões humanitárias e até pelo atual conflito na Europa, bem como todos os outros que agora parecem ter “desaparecido”. E não me refiro só ao imprevisível contexto criado pela pandemia, como também à pouca visibilidade de que já padeciam, os conflitos e crises humanitárias nos vários países do mundo fora da Europa. Prefiro abordar esta realidade atentamente e mantendo sempre uma constante capacidade de adaptação aos desafios que se avizinham que, mesmo sem querer fazer futurologia, não aparentam ser simples. Mas acredito que quem trabalha no nosso sector são pessoas, acima de tudo, resilientes, empreendedoras e corajosas e isso é facilmente percetível até pela fantástica capacidade de adaptação que têm demonstrado ao longo dos anos, seja na forma como lidaram com as mais variadas, e por vezes complicadas, situações político-económicas, como pela capacidade que demonstraram na criação de inúmeras iniciativas inovadoras que têm servido de grande apoio a todo o sector. Um dos exemplos de sucesso foi a criação da APDCA. Em suma, estamos a atravessar toda esta tormenta, mas com a certeza que mais tarde olharemos para isto como mais um desafio ultrapassado.
APDCA – Há quanto tempo é associado da APDCA?
Pedro Almeida – Desde 14/12/2018.
APDCA – Como é que conheceu a Associação Portuguesa do Comércio Automóvel e o que o motivou a aderir?
Pedro Almeida – Conheci a APDCA através do Sr. Fernando Santos, do stand “Tração Motor”. A motivação: interesse em integrar um grupo de profissionais que trabalhasse para a melhoria da imagem da classe e na busca e partilha pelas melhores soluções para o sector. Sempre imbuído de um certo espírito de
missão e porque acredito que, em conjunto e combinando esforços, podemos mesmo fazer a diferença.
APDCA – Já tirou partido de algum serviço, parceria ou formação da APDCA?
Pedro Almeida – Sim, já tirámos proveito de vários serviços como o apoio jurídico, de várias ações formativas, das informações e dos webinars, entre outros.
APDCA – O que mais valoriza na Associação?
Pedro Almeida – Penso que, das inúmeras valências da APDCA, as que mais valorizamos são sem dúvida o constante apoio jurídico e informativo que tem com todos os seus associados, permanecendo atenta, ativa e pronta em todas as frentes, em representação dos profissionais do setor do comércio automóvel.
APDCA – Há algum tema ou desafio em que gostaria de ver a APDCA mais envolvida?
Pedro Almeida – Um dos temas em que gostaria de ver a APDCA atuar de forma ainda mais interventiva seria no combate à concorrência desleal e aos falsos particulares, dois aspetos que, julgo eu, representam um enorme entrave ao desenvolvimento do nosso sector e dos nossos empresários.